Ambiente e Ação Climática PT notícia

Na entrega do Prémio REN 22, o #MAAC, Duarte Cordeiro, elogiou os vencedores. E lembrou como o Governo age na energia: contenção de preços para famílias e empresas; aceleração da aposta nas renováveis e respeito por metas ambientais; segurança energética e futuro.

Fotos: @REN

O #SEAEn, João Galamba, assinou hoje os Pactos Setoriais com AIP, APCC, @ANMP_PT e CCP no âmbito do #Plano de ##Poupança de #Energia 2022-23, elaborado pela ADENE. "Podem contar connosco para continuar a aposta na eficiência energética", disse.
#XXIIIGoverno

Enquanto houver uma vítima de violência doméstica é preciso agir, denunciar e pedir ajuda. Conheça a campanha nacional contra a violência doméstica divulgada pela @cig_portugal e destinada a combater o flagelo.
#Portugalcontraaviolencia
#XXIIIGoverno

O #MAAC, Duarte Cordeiro, regozijou-se com o facto de ser titular do cargo quando a EPAL abre os seus espaços, como o Recinto das Amoreiras, ao Bairro de Campo de Ourique e a Lisboa. No edifício ficará a Academia da EPAL e o espaço verde será para descansar ou praticar desporto.

O #MAAC, Duarte Cordeiro, e o #SECNF, João Paulo Catarino, visitaram um Condomínio de Aldeia, no Cercal, em Figueiró dos Vinhos. São, para já, 110 candidaturas aprovadas, relativas a 203 do género em 51 concelhos. Investimento de 6 dos 37 milhões de euros do PRR para este fim.

O #SEAEn, João Galamba, confia em acordo formal, a 13 de dezembro, para compras conjuntas de gás, reforço da solidariedade e teto na bolsa do gás. Após o Conselho 🇪🇺 Extraordinário de Ministros da 💡disse que a continuidade do Mecanismo Ibérico será avaliada.
#XXIIIGoverno

#TTE Energy |⚡️🇪🇺 #Energy Ministers are back in Brussels. They will work on ⤵️
➡️ laying down temporary framework to accelerate renewable energy
➡️ regulation on enhancing solidarity through better coordination of gas purchases
➡️ reliable price benchmarks

@Joaogalamba 🇵🇹

A Central de ciclo combinado da Tapada do Outeiro é peça fulcral do sistema elétrico nacional. Na visita de hoje, por ocasião dos seus 25 anos, o #MAAC, Duarte Cordeiro, revelou querer dar-lhe segunda vida, no quadro das energias renováveis, lançando em 2023 concurso para isso.

No Seminário “Sustentabilidade do Património e das Cidades”, em Matosinhos, numa colaboração entre Fundo Ambiental e Casa da Arquitetura, o #MAAC, Duarte Cordeiro, abordou desafios que enfrentam as nossas cidades nas áreas da mobilidade ou da eficiência energética.
#XXIIIGoverno

O País dá passos seguros, porque é urgente e crucial responder ao desafio climático. Em Matosinhos, na apresentação do seu Plano de Neutralidade Carbónica 2030, o #MAAC, Duarte Cordeiro, elogiou o exemplo. E lembrou que este é um trabalho de todos e para todos.
#XXIIIGoverno

Na Expo Conferência da Água, em Lisboa, o #MAAC falou de investimentos em curso e de projetos para gestão de recursos hídricos. E de diminuir o consumo através do aumento da eficiência no uso da água ou do uso da água residual tratada para fins não potáveis.
#XXIIIGoverno

O Ministro do #Ambiente e da Ação Climática, Duarte Cordeiro, participou na cerimónia da Beyond Oil and Gas Alliance, na qual Portugal passou de membro associado a membro efetivo.
#XXIIIGoverno
#COP27

Foi assinado um memorando de entendimento com o Principado de Andorra, sobre alterações climáticas e biodiversidade, num encontro bilateral durante a #COP27. Fortalecemos, assim, os laços de cooperação, beneficiando e valorizando a experiência de cada um dos dois países.

Em Sharm El-Sheik, no Egito, decorreu uma reunião com a equipa do Banco Mundial sobre formas de alavancar o reforço da cooperação para a #ação #climática que foi anunciado na semana passada pelo senhor @antoniocostapm, na abertura da #COP27.
#XXIIIGoverno

No âmbito do debate do #OE2023, foi destacado um importante conjunto de iniciativas para continuar a mitigar os impactos da crise energética, que passam pelo reforço da aposta na aceleração da transição energética e por uma melhor e mais eficiente gestão dos recursos hídricos.

🚍Congelamento dos tarifários dos passes;
💡Incentivo ao autoconsumo de energias renováveis;
🌲Apoio aos pequenos proprietários florestais;
🐶Combate ao abandono de animais.

Conheça mais prioridades do #MAAC no #OE2023 em 👉 https://oe2023.gov.pt

Siga a audição do Ministro do #Ambiente e da Ação Climática, Duarte Cordeiro, no âmbito do Orçamento do Estado para 2023, na Assembleia da República.
#XXIIIGoverno #oe2023
https://canal.parlamento.pt/?chid=18&title=emissao-linear

Acompanhe aqui a audição conjunta do Ministro do #Ambiente e da Ação #Climática, Duarte Cordeiro, nas #comissões parlamentares de Assuntos Europeus e de Ambiente e #Energia a requerimento do Partido Socialista👇

https://canal.parlamento.pt/?chid=16&title=audicao-do-ministro-do-ambiente-e-acao-climatica

Na Cimeira Luso-Espanhola que hoje teve lugar, em Viana do Castelo, foi aprofundado ainda mais o relacionamento entre 🇵🇹 e 🇪🇸. O #MAAC, Duarte Cordeiro, abordou com a colega Teresa Ribera matérias centrais na energia, água, biodiversidade e consequências de alterações climáticas.

Em São João da Madeira, o Ministro do #Ambiente, Duarte Cordeiro, participou na iniciativa "100 Livros, 100 Despertares", esforço da Câmara Municipal e da Junta de Freguesia para oferecer a cidadãos uma centena de obras no âmbito da sustentabilidade ambiental.
#XXIIIGoverno

O #MAAC, Duarte Cordeiro, reuniu-se com a homóloga espanhola, Teresa Ribera, em Madrid. Proveitosa sessão de trabalho sobre questões que interessam aos países ibéricos: gestão de rios internacionais e temas que relacionam água e energia, como o futuro do armazenamento energético.

Foram hoje inauguradas duas obras no Município de #Azambuja que devolvem à população e aos visitantes espaços públicos melhorados e valorizados.
Os projetos combinam #Ambiente e Desenvolvimento sustentável, num território de preserva a sua identidade e características únicas.

O #MAAC a convite do Presidente da @camaradesintra partilhou com os Conselhos Estratégicos Empresarial e Ambiental de Sintra as prioridades do #XXIIIGoverno para as áreas do #Ambiente e da #Ação Climática.

Na abertura da conferência sobre o tema, o Ministro do #Ambiente, Duarte Cordeiro, reiterou o compromisso de Portugal quanto ao reconhecimento pela ONU do clima estável como Património Comum da Humanidade, expresso na nossa #Lei de Bases do #Clima.
#XXIIIGoverno

Falando no Parlamento sobre o #OE2023, o Ministro do #Ambiente, Duarte Cordeiro, destacou a execução das obras dos Metros de Lisboa e do Porto, e, no PRR, programas de eficiência energética, eficiência hídrica do Algarve e os da bioeconomia. E o congelamento do preço dos passes.

O #SEAE, João Galamba, esteve na Singapore International Energy Week SIEW 2022, sob o tema "A Resilient and Sustainable #Energy Future". "Os combustíveis fósseis eram considerados fiáveis e não sustentáveis. Continuando insustentáveis, a crise mostra que deixaram de ser fiáveis."

Esclarecer dúvidas sobre funcionamento do #Mecanismo Ibérico e partilhar méritos e benefícios da medida foram dois dos objetivos da participação do Ministro do #Ambiente, Duarte Cordeiro, no Conselho Europeu🇪🇺 de Ministros da💡Energia, no Luxemburgo.
#XXIIIGoverno

No Conselho de #Ambiente no Luxemburgo, o Ministro do Ambiente, Duarte Cordeiro, prosseguiu o trabalho ambicioso rumo a uma sociedade neutra em carbono, resiliente aos impactos das #alterações climáticas e assente em matriz #energética endógena e de base #renovável.
#XXIIIGoverno

O #SECNF, João Paulo Catarino, participou hoje, na Biblioteca de Alcântara, na apresentação do relatório "Golfinhos no Tejo – Por um Estuário mais Saudável", da Associação Natureza Portugal/World Wide Fund for Nature (ANP|WWF).
#XXIIIGoverno

Fotos: ANP|WWF

No Dia do #Resineiro, o #SECNF, João Paulo Catarino, esteve na assinatura de protocolos entre a Resipinus e o #ICNF para apoio à atividade resineira e entrega de maquinaria no valor de 630 mil euros. No total serão 20 tratores e 1,8 milhões de investimento via #PRR.
#XXIIIGoverno

Na sua deslocação ao #Japão, o Secretário de Estado do #Ambiente e da #Energia, João Galamba, reuniu-se com a Ministra de Estado e da Economia, Comércio e Indústria do Japão, @fusaeoota.
#XXIIIGoverno

Após reunião entre @antoniocostapm, @sanchezcastejon e @EmmanuelMacron, há acordo político de princípio para o Corredor de #Energia Verde, que ligará a Península Ibérica a França. Será vocacionado para o #hidrogénio verde e para os gases #renováveis.

Foto: Clara Azevedo

As prioridades do #MAAC estão alinhadas com compromissos internacionais e concorrem para o cumprimento do Acordo do Paris e da Lei de Bases do Clima.
Na conferência do @JNegocios, o #SEMU, Jorge Delgado, destacou a #descarbonização, com aposta na economia circular.
#XXIIIGoverno

🚍Congelamento dos tarifários dos passes;
💡Incentivo ao autoconsumo de energias renováveis; 🌲Apoio aos pequenos proprietários florestais;
🐶Combate ao abandono de animais.
Conheça mais prioridades do #MAAC no #OE2023.
👉 Saiba mais em https://oe2023.gov.pt

O #SEMU, Jorge Delgado, participou hoje, em Paris, na sessão de abertura da CIFRAMI - Conferência Internacional Anual de Gestão de Ativos para a Indústria e Infraestruturas em França, abordando a área da mobilidade.
#XXIIIGoverno

O Ministro do #Ambiente, Duarte Cordeiro, visitou com o #SECNF, João Paulo Catarino, a recuperação conduzida pelo #ICNF nas #Matas Nacionais do Urso e de Leiria. E foram assinados protocolos para que continue a reflorestação das Matas atingidas pelos incêndios.
#XXIIIGoverno

O #ICNF mostra o que tem sido feito para a recuperação, rearborização e estabilização da #Mata Nacional de Leiria, atingida pelo trágico incêndio de 2017 e pelos efeitos da depressão pós-tropical Leslie em 2018. Veja tudo👇
https://youtu.be/MVOS7eTB2Fs

Na conferência de imprensa após a 12ª reunião da Comissão da Seca, ao lado da Ministra da #Agricultura, o Ministro do #Ambiente, Duarte Cordeiro, lembrou medidas adotadas para a gestão mais eficiente da #água, bem como os apoios a regiões e municípios em situações mais críticas.

Conferência de imprensa após reunião da Comissão Permanente de Prevenção, Monitorização e Acompanhamento dos Efeitos da Seca https://twitter.com/i/broadcasts/1BRJjZDrXENJw

O Ministro do #Ambiente, Duarte Cordeiro, testemunhou a assinatura de contratos para estabilizar territórios afetados pelo fogo de 6 de agosto no Parque Natural da Serra da Estrela. São 8,9 milhões de investimento, financiados pelo Fundo Ambiental, e com apoio de ICNF e APA.

Está em Diário da República o diploma que cria a reserva estratégica de gás natural e estabelece medidas extraordinárias e temporárias de reporte de informação e de garantia da segurança de abastecimento de gás para vigorarem por dois anos. Saiba mais👇
https://www.portugal.gov.pt/pt/gc23/comunicacao/noticia?i=governo-cria-reserva-estrategica-de-gas-natural

📣Decorre o Mês das Competências Digitais - #tratarodigitalportu. Pela 1ª vez, a área @govpt da digitalização e da modernização administrativa, no âmbito do @incode2030, organiza, em outubro e por todo o país, múltiplas ações de promoção da literacia digital p/todas as pessoas.

O Secretário de Estado do Ambiente e da Energia, João Galamba, representa Portugal na Reunião Informal de Ministros da #Energia da 🇪🇺, a decorrer em Praga.
#XXIIIGoverno

Foi lançada hoje a maior intervenção de sempre nos preços de #energia para as #empresas: um conjunto de apoios de 3 mil milhões de euros que permitirão limitar o impacto dos preços da #eletricidade e do #gás natural.
#XXIIIGoverno
Leia mais aqui👇
https://www.portugal.gov.pt/pt/gc23/comunicacao/noticia?i=governo-faz-maior-intervencao-de-sempre-no-mercado-energetico-em-portugal

Na IMPEL Lisbon Water and Land Conference, o Ministro do #Ambiente, Duarte Cordeiro, falou do trabalho para proteger recursos naturais. E da necessidade de aplicação robusta, coerente e harmonizada de normas e procedimentos para melhor ambiente e vida equilibrada.
#XXIIIGoverno

"Seja doce, dessalinizada ou salgada, à superfície ou em aquíferos, a #água e a sua gestão exigem-nos uma #agenda política clara", destacou o Secretário de Estado do #Ambiente e da #Energia, João Galamba.
#XXIIIGoverno

Na visita ao Canhão Cársico de Ota, que passou esta semana a integrar a Rede Nacional de Áreas Protegidas, o Ministro do #Ambiente, Duarte Cordeiro, saudou a @CamaraAlenquer e todos os que não desistem do seu território e da ambição de fazer mais e melhor.
#XXIIIGoverno

Poupança de 10% na conta do gás com transição para o mercado regulado pode beneficiar mais de 1,3 milhões de consumidores. Conheça as medidas do programa Famílias Primeiro para reforçar o rendimento dos portugueses e compensar a subida dos preços.
#familiasprimeiro #XXIIIGoverno

Load More