Coopérnico notícia

Our president @DirkVansintjan highlights why #energycooperatives are such a good vehicle for creating #energycommunities: they are owned by the members & through their voting power in the cooperative, they determine how their data are(n't) used. #digitalisation #trust #eusew2022

🥳 Já somos 2500! E queremos uma transição energética mais democrática!

Junte-se a nós em https://www.coopernico.org/pt/membership

📅 18 de outubro, entre as 18h-21h
👉 Apresentação e debate do manual "Comunidades de Energia: Um Guia Prático"
📌 Fórum Municipal Romeu Correia (Praça da Liberdade, Almada)

O Guia em formato físico estará disponível!

ℹ Saiba todas as informações em: https://lnkd.in/grmDS-VE

🚨 Inscrições até domingo em https://lnkd.in/d2fnzBAN!

📅 30 de setembro, 14h-18h, auditório do edifício da Inovagaia (Av. Manuel Violas 476, S. Félix da Marinha)

Evento sobre Comunidades de Energia dirigido a IPSSs do sul da Área Metropolitana do Porto (+ informação em baixo)

How can municipalities support #energycommunities? Don’t miss the opportunity to find answers to this question in a well-timed webinar: https://bit.ly/3AGOcdf?utm_campaign=meetedgar&utm_medium=social&utm_source=meetedgar.com

Divulgamos os próximos eventos do "Roteiro do Hidrogénio", que visam estimular o interesse e o conhecimento científico e tecnológico do vetor hidrogénio junto de diferentes atores.

📅 No dia 13 de outubro, entre as 15h e as 18h, no Auditório da Câmara Municipal da Lagoa (Largo D. João III, 9560-045 Santa Cruz, Lagoa), em S. Miguel.

👉 Se pretende saber mais sobre o futuro da energia nos Açores, inscreva-se em https://bit.ly/transicao-ilhas

📢 Sessão Pública do COMSOLVE - Uma Comunidade de Energia Solar em Ílhavo

📅 Será no dia 24 de setembro (sábado), às 10h, e terá lugar no Mercado Municipal de Ílhavo. Para além de apresentar o projeto, também servirá para recolher ideias e participantes numa nova CER em Ílhavo!

#DYK energy poverty causes 10 000 every winter in the UK alone?

In the current energy crisis, that figure is likely to significantly increase, but community energy could provide relief for these at-risk communities.

Find out how: https://bit.ly/3DcyN7n

#CommunityEnergy

📅 Dia 19 de setembro, às 13h

Este webinário apresentará as possibilidades e casos de sucesso na adaptação dos procedimentos de contratação pública de forma a facilitar a participação das comunidades de energia nos mesmos.

👉 Registe-se aqui: https://lnkd.in/dvVVBFqA

☀️📖 Summer inspiration reading #5

Private businesses and #EnergyCooperatives can have very fruitful collaborations. Discover the advantages of these collaborations through the examples from Belgium🇧🇪 and Italy🇮🇹 of our May success story!

➡️ https://bit.ly/3QJ01qa

🔝👏👏We are truly excited about the new #MATRYCS publication about #Transfer #Learning strategies for #solar power #forecasting in
@NaturePortfolio, the 5th most-cited journal in the world!

☑️The publication & its results👉https://bit.ly/3q9Hfgb

🌞 A Coopérnico já está a comprar o excedente de produção de Unidades de Produção para Autoconsumo (UPAC)!

ℹ A compra será feita a preço indexado. Saiba todas as informações em https://bit.ly/upac-coop

📅📌 Na Cooperativa Biovilla, em Palmela, a 10 de setembro
📅📌 Na Quinta Regenerativa, em Évora, 11 de setembro

Divulgamos estes dois workshops da Sustainable Energy Youth Network, para quem estiver curioso sobre energias renováveis 🌞

O Mecanismo Ibérico de Ajuste e as novidades da nossa cooperativa

👉 O Boletim de Agosto já está disponível e pode ser lido em http://eepurl.com/h9EuMT

Já estão abertas as votações do Prémio "Woman in Energy", no âmbito da Semana Europeia de Energia Sustentável, e a Andreia Carreiro é uma das nomeadas!

https://interactive.eusew.eu/awards-public-vote/woman-in-energy

A Coopérnico apoia a criação de Comunidades de Energia Renovável locais.

Esta foi a primeira com a participação de uma Junta de Freguesia, e estamos à procura de mais!

https://observador.pt/2022/08/03/freguesia-de-vila-do-bispo-cria-primeira-comunidade-de-energia-renovavel-do-pais/

Diagnose, plan and implement are the three phases at the core of the circular methodology for tackling #energypoverty in your municipality. Find out more details on energy poverty concept and its identification in the first handbook of the #EPAH ➡️http://bit.ly/epah-intro-handbook

☀️📖 Summer inspiration reading #1

In the current #EnergyCrisis, citizen-led initiatives such as @Energie_SolidR and @ALIenergy13 are taking action to alleviate #EnergyPoverty. Find out how they do it in our January success story!

➡️ https://bit.ly/3bHacME

📅 Decorrerá, de 12 a 16 de setembro, a VI Escola de Verão em Sustentabilidade. Iremos ser oradores no painel "Prosumo - Consumir a energia que se produz" e o Dirk Vansintjan da @REScoopEU também participará noutro painel!

👉 Detalhes e inscrições em https://www.ics.ulisboa.pt/escolas/sustentabilidade

📅 Até 16 de dezembro, estarão abertas as candidaturas ao Programa de Apoio às Cooperativas 2022 da CASES

👉 Saiba todas as informações em https://www.cases.pt/pac22/

🙌 O Gabinete Local @POWERPOOR_EU da Coopérnico organizou uma iniciativa dirigida a utentes de uma instituição social sobre formas de reduzir a fatura de energia e melhorar o conforto térmico.

📨 Se a sua instituição estiver interessada, pode contactar powerpoor@coopernico.org

📅 Até 1 de agosto decorre o crowdfunding do Umundu Lx - Festival Coletivo para a Transformação Sustentável, no qual a Coopérnico tem participado.

👉 Saiba tudo e contribua em https://ppl.pt/causas/umundulx

As cooperativas constroem um mundo melhor ✊

👉 O Boletim de Julho está recheado e pode ser lido em http://eepurl.com/h7cvOD

📅 Até 31 de dezembro, se tem conhecimento relevante e está disponível para apoiar a prestação de assistência técnica a comunidades de energia rurais selecionadas, preencha o formulário em: https://lnkd.in/dvSKPjra

#RuralEnergyCAH

🌞 A ASSP - Associação de Solidariedade Social dos Professores foi uma das nossas mais recentes parceiras a começar a poupar na sua fatura de energia, produzindo energia renovável em modelo de autoconsumo.

Se também é uma entidade coletiva, contacte-nos para adluz@coopernico.org

"O aviso é fundamental para que os cidadãos sintam mais coragem para propor um sistema fotovoltaico para o seu prédio numa das (mal afamadas) reuniões de condomínio".

Artigo sobre o novo aviso para candidaturas a financiamento do Fundo Ambiental 👉 https://ambientemagazine.com/opiniao-comunidade-de-energia-renovavel-e-financiamento-publico/

💰 Durante os últimos anos, a Cordilheira dos Balcãs (Stara Planina) foi ameaçada pela devastação ecológica, devido à construção de mini-hídricas cujos lucros e benefícios iam totalmente para os bolsos de alguns investidores privados.

🔍 Hoje, muitas pessoas ainda não sabem o que são comunidades de energia e os benefícios que elas podem oferecer na resposta coletiva a desafios climáticos e sociais (1/3)

🌍 57% da eletricidade produzida no primeiro semestre de 2022 em Portugal foi de origem renovável, o que evitou a emissão de 3,9 milhões de toneladas de dióxido de carbono (eq)!

Fonte: Boletim de Junho de 2022 da @APRENpt

Como estamos a apoiar entidades do setor social a tornarem-se energeticamente mais independentes, com testemunhos da APPACDM Lisboa e da Cercimor 👇

https://www.dw.com/en/why-small-cooperatives-in-portugal-produce-solar-energy/a-62275656

📌 Abriram recentemente as candidaturas para o Apoio à concretização de Comunidades de Energia Renovável e Autoconsumo Coletivo, até ao dia 31 de outubro (ou assim que se esgotar a dotação orçamental).

ℹ Todas as informações em https://www.fundoambiental.pt/apoios-prr/c13-eficiencia-energetica-em-edificios/c13-i01-02-03-apoio-a-concretizacao-de-comunidades-de-energia-renovavel-e-autoconsumo-coletivo.aspx

👉 O 3º Boletim Nacional do @POWERPOOR_EU já está disponível em http://eepurl.com/h5Zp85

🔍 Uma descrição mais detalhada do que fizemos em Lisboa também pode ser lida em http://eepurl.com/h5T47b

🌳 Estivemos, na terça-feira, no meio das plantas e da natureza, a participar na mesa redonda "O Futuro Mais Solar", organizada no âmbito do Compromisso Verde da @CamaraLisboa.

Sabia que o dia 2 de Julho foi o Dia Internacional das Cooperativas?

Neste vídeo, a @REScoopEU mostra como as cooperativas de energia aplicam os 7 princípios cooperativos na prática, com exemplos ao redor da Europa 👉 https://youtu.be/xjlHRDWqOCo

#CoopsBuildABetterWorld

"Reinventamo-nos todos os dias. Sabemos que é difícil ser os primeiros, mas fica sempre a sensação de que com governos do Norte da Europa as cooperativas do Sul podiam ir (muito) mais longe".

Opinião completa de Ana Rita Antunes aqui 👇

https://www.coopernico.org/pt/blog/320-cooperativas-de-energia-e-governos-os-do-norte-e-os-do-sul

📅 Amanhã, a convite da @CamaraLisboa, estaremos presentes na mesa redonda "O Futuro mais Solar", às 11h20 no Espaço Monsanto, organizada no âmbito do "Compromisso Verde Lisboa".

👉 Pode inscrever-se em: https://swki.me/AmV4zcjB

📌 Ontem o ponto de encontro foi em Espinho, onde estivémos a dar formação sobre como começar uma comunidade de energia aos municípios da @Energaia.

No segundo dia da Citizen Energy Summer School do @CompileH2020 apresentámos a nossa história, para inspirar outras cooperativas ☀

#citizenenergyacademy

Uma reportagem sobre a Coopérnico na revista alemã @EnergiewendeMag!

https://www.ews-schoenau.de/energiewende-magazin/zum-glueck/solidarity-through-sunlight/

Estamos, com mais 150 pessoas, na Citizen Energy Summer School do @CompileH2020, em Thessaloniki, para aprender e partilhar a nossa história e conhecimentos!

📷: @CompileH2020, Ana Rita Antunes

#citizenenergyacademy

Esta semana recebemos os parceiros do @POWERPOOR_EU para a primeira reunião presencial desde o início do projeto, na inspiradora sala da Associação 25 de abril. E ainda fomos visitar um condomínio na Alta de Lisboa que se está a transformar numa comunidade de energia!

Apoio técnico a comunidades de energia, compra de excedentes e outras novidades

👉 O Boletim Informativo de junho já disponível em https://lnkd.in/eurKkfQj

📅 Às 9h do dia 21 de junho, o Repositório das Comunidades de Energia da Comissão Europeia irá lançar uma chamada aberta para as comunidades de energia na Europa se candidatarem a várias formas de suporte técnico.

👉 Saiba tudo em: https://lnkd.in/eRYxzVEV

#EUenergycommunities

Load More