Você provavelmente já viu que os preços da energia estão chegando às manchetes recentemente; desde a mudança no teto de preço doméstico, até relatórios de preços de gás mais altos em quinze anos, é uma imagem complicada e temos certeza de que todos os nossos clientes estão acompanhando com interesse – compreensivelmente.
Na Niccolo, nos orgulhamos de ser transparentes e parte disso significa apresentar as condições de mercado e quaisquer implicações para você, da forma mais clara possível. Com isso em mente, estamos detalhando por que os aumentos de preços estão acontecendo e o que isso significa para você.
O que está causando o aumento dos preços da energia?
A resposta simples é, muitos fatores variados. Nós o dividimos em algumas informações fáceis de digerir que ajudam você a entender por que as mudanças de preços estão atualmente em grande parte fora das mãos dos fornecedores, incluindo nós. Esta é uma questão global e tem um efeito de repercussão tanto para o mercado comercial quanto para o mercado doméstico.
- O Comitê de Política Monetária do Banco da Inglaterra revisou a previsão de inflação para 4%, o dobro da meta usual de 2%. A energia é um fator significativo na inflação.
- Os preços do gás estão no nível mais alto desde 2005 e o nível mais alto para o período de verão de todos os tempos.
- As condições meteorológicas prolongadas de inverno na Europa drenaram o armazenamento no início do ano, ao mesmo tempo que o clima quente e seco em outros lugares aumentou a demanda por gás porque a geração de energia hidrelétrica e eólica foi impactada.
- Menos navios-tanque de gás natural liquefeito (GNL) estão entrando na Europa devido ao fato de a Ásia pagar preços mais altos.
- O fechamento de um gasoduto norueguês impactou significativamente o fornecimento.
- O estoque de gás da Europa é muito menor do que o normal no período que antecede o inverno. A Rússia não reservou capacidade através da Ucrânia, e várias interrupções do lado da oferta também afetaram os volumes.
- Os prazos para o bombeamento de gás através do novo gasoduto Nord Stream 2 são incertos.
Seus preços de energia vão subir?
Muito provavelmente sim. Os preços do gás no atacado aumentaram cerca de 300% em comparação com o mesmo período do ano passado. Essas mudanças estão impactando a oferta e os preços para todos os consumidores e, simplesmente, não há como evitar que esse aumento de preço seja repassado para você, não importa com quem esteja sua oferta. Se você estiver preocupado com o aumento e poder pagar seu gás, fale com seu fornecedor. Se formos nós, sempre faremos o que pudermos para aconselhar, apoiar e ajudar você.
Apreciamos que pode ser tentador mudar de vista para novos preços e, embora isso seja sempre uma opção, é vital observar que essas pressões e volatilidade do mercado afetarão todos os fornecedores. Para os clientes da Niccolo, tenha certeza de que nossa equipe trabalhará com você para ajudar da maneira que pudermos.
Você pode ler mais sobre as pressões do mercado (doméstico e comercial) e causas através destes links:
https://www.ofgem.gov.uk/news-and-views/blog/energy-bills-are-rising-and-what-you-can-do-about-it