Ser claro sobre o uso e consumo de energia traz muitos benefícios para as empresas. O principal é que ele permite que você elabore um plano para ajudar a reduzir o uso de energia, o que, por sua vez, resulta em contas reduzidas e economia de dinheiro.
Também ajuda você a entender suas despesas de energia e identificar quaisquer problemas de energia que possa ter, permitindo que você tome decisões operacionais para ser mais verde. Portanto, é uma vitória em todos os sentidos.
Em 2008, o governo do Reino Unido começou a fazer preparativos para implantar medidores SMART em 30 milhões de residências e pequenas empresas. A implantação do medidor SMART abrange cerca de dois milhões de locais não domésticos no Reino Unido, a maioria dos quais são microempresas e PMEs.
Um medidor SMART mede o uso de energia, da mesma forma que um medidor tradicional de gás ou eletricidade. No entanto, os medidores SMART podem enviar essas informações diretamente ao seu fornecedor de energia, automaticamente. Não há mais contas estimadas. Não é mais necessário ler seu próprio medidor. Não apenas isso, eles também ajudam você a entender muito mais sobre o uso de energia e, por sua vez, ajudam a identificar oportunidades para ser mais eficiente em termos de energia.
A implantação dos medidores SMART não foi tudo tranquilo. Os prazos do governo já haviam sido estendidos antes do Coronavírus (2024 em relação ao prazo original de 2020), devido à falta de compatibilidade de dispositivos SMART mais antigos ao trocar de fornecedor e à suposta interrupção que isso causará em um negócio. Portanto, à medida que o surto de coronavírus atingiu, houve mais preocupação com o impacto que isso teria no lançamento.
Há uma coisa que está se tornando cada vez mais clara, no entanto, a importância da análise de dados para o uso de energia. Nos últimos anos, os dados superaram o petróleo como a commodity mais valiosa e isso não é surpreendente.
Embora a implantação do medidor SMART possa ter sido interrompida, estamos vendo outras maneiras de os clientes entenderem melhor seu uso de energia, mas talvez nem sempre estejam cientes das implicações operacionais ou comerciais que isso pode causar antecipadamente.
Seu medidor é gerenciado e de propriedade de um agente de medição, que é escolhido pelo seu fornecedor. Eles são responsáveis pelo projeto, instalação, comissionamento, manutenção, remoção e descarte de medidores de fornecimento de gás. Existem muitos agentes de medição e alguns podem oferecer informações às empresas em termos de uso e eficiência de energia que podem ajudar a economizar nas contas de energia.
Em tempos como esses, sabemos que você, como empresa, deseja fazer todo o possível para economizar dinheiro, mas, embora possa parecer tentador mudar para um agente de medição que possa fornecer à sua empresa análises de dados que podem ajudar a diminuir os gastos em um base, há implicações e custos a serem considerados antes de fazê-lo.
Os dados vêm do seu medidor e, para que um agente de medição analise os dados e o consumo, ele precisa acessar as informações do seu medidor. A alteração do Agente de Medição envolve a transferência da responsabilidade pelo medidor para outra parte e é realizada de duas maneiras:
Compra e Transferência de Ativos – O novo Agente de Medição chegará a um acordo comercial para adquirir os medidores que estão in situ do agente histórico, isso significa que nenhuma troca de medidor precisa ocorrer e nenhuma taxa de rescisão é acionada pelo agente histórico.
Remoção e Substituição de Ativos – O novo Agente de Medição remove o medidor existente, substituindo-o por seu próprio medidor e devolve o medidor antigo ao agente incumbente. Este processo é mais complexo, pois é provável que a remoção de um medidor faça com que o Agente de Medição incumbente acione uma Taxa de Rescisão.
Se o seu agente de medição preferido não conseguir chegar a um acordo com o agente existente, isso pode causar implicações comerciais para você.
Podem ser aplicadas taxas adicionais de aluguel de medidores ou de dados AMR, que serão totalmente de sua responsabilidade e o agente do medidor poderá cobrar pela operação e manutenção do medidor. Temos testemunhado clientes recebendo cobranças adicionais de mais de milhares de libras por ano e custos de terminação dispendiosos por metro. Se você é uma empresa que tem mais de um medidor – esse custo pode acelerar rapidamente.
Na Niccolo, entendemos que estar no controle do uso de energia é fundamental para o funcionamento dos negócios e estamos sempre procurando maneiras de ajudar nossos clientes a gerenciar sua energia. Recentemente, fizemos uma parceria com a Hark, fornecedora de soluções de análise de energia e soluções de IoT industrial, para explorar nossa oferta para que os clientes forneçam análises sobre o consumo de energia. A parceria permitirá que a Niccolo acesse sua nova ferramenta Advanced Meter Readings (AMR) para analisar dados sobre consumo e uso de energia para seus clientes.